Love O2O – Online to Offline

Você já deu uma chance a uma produção do outro lado do mundo? Bom, essa pode ser uma ótima oportunidade para se permitir. Mas, se você estiver com um pé atrás, pode começar pleo Love 020 que tem duas versões: filme e série. 

Então conheça a história e assista como quiser no Netflix.

Gênero: Relacionamento virtual pode dar certo, mas cadê meu parceiro de LOL?

Detalhes Técnicos Filme

Direção: Zhao Tianyu
Produção: Zhang Yibai
Lançado em 12 de Agosto de 2016
Duração: 103 minutos
Idioma: Mandarim
Legendas disponíveis: Alemão, Inglês, Espanhol, Japonês e Português
Sinopse Netflix: Um jovem estudante universitário tenta se aproximar de uma aluna de ciência da computação depois de se sentir atraído por suas habilidades num jogo de RPG online.

Detalhes Técnicos da Série

Direção: Lin Yufen
Exibição: 22 de Agosto de 2016 à 6 de setembro de 2016
Episódios: 30
Duração: 45 minutos cada episódio
Idioma: Mandarim
Legendas disponíveis: Alemão, Inglês, Espanhol, Japonês e Português
Sinopse Netflix: Quando uma especialista em ciência da computação é largada pelo “marido” num jogo de RPG online, ela chama a atenção do melhor jogador.

Nossa Sinopse Geral

Você já se apaixonou à primeira vista? O que te chama a atenção primeiro? O sorriso? Os olhos? A aparência? Não! Para Xiao Nai o aluno mais popular e inteligente da Universidade Qing e mestre em jogos vê Bei WeiWie pela primeira vez, o que faz seu coração vibrar é: o modo que ela joga, a agilidade nos movimentos, o raciocínio lógico e estratégico. 

Apesar de nunca seus caminhos terem se cruzado, acabam se encontrando tanto no campus da universidade, como no jogo.

Tendo personagens secundários irresistíveis como os fiéis escudeiros de Xiao Nai ou as companheiras de quarto de WeiWei e claro nossos antagonistas, que querem por sua vez ganhar o coração de nossos protagonistas.

Será que o amor deles tem XP suficiente para dar certo? E qual será o nível da força deles?

Crítica

Love O2O é um incrível produção chinesa baseada em uma novel (como se fosse um livro) de Gu Man, Just One Smile Is Very Alluring , traduzida como Apenas um sorriso, é muito sedutor.

Antes de fazer a crítica, um detalhe muito importante esta logo no nome adaptado para o filme e a série, se lê como Love “ó dois ó” e não como Love zero vinte. Isso porque o termo refere-se ao Online to Offline, conceito muito usado na prática empresarial para dizer sobre a oferta de produtos ou serviços que o consumidor usa no mundo físico, mas que são comprados pela internet, ou produtos digitais que tem valor ($) no mundo real.

Agora sim, vamos lá!

A trama tem uma característica única e refrescante. Ao contrário da maioria das produções românticas, Love O2O não sucumbe a clichês usados em excesso e instrumentos de enredo, fazendo com que se destaque a produção, seja no filme ou na série.

O longa foi um sucesso de bilheteria na China, o que possibilitou o lançamento de uma série baseada na mesma história do filme. Em menos de 20 dias o drama, no caso série, foi lançado. 

Meu primeiro contato com a história foi a série e por isso vou começar por ela, logo nos primeiros episódios tive um choque de realidade.

O formato de série é diferente, pois são como as novelas para nós, Love O2O é um claro exemplo disso, apesar de falar série, lá é uma novela ou um C-Drama, que significa drama chinês. Então pode pensar que toda a estrutura de Love O2O foi feita para ser exibida como uma novela das “sete” para nós.

A temática das novelas das “sete” são mais juvenil e histórias familiares, Love O2O traz um romance, leve, divertido e diferente.

Mas, temos duas questões importantes que devem ser levadas em consideração ao assistir:

  • Relacionamento em um país diferente;
  • Padrão de beleza;

Por se tratar de uma produção asiática  ficam claras algumas diferenças do nosso comportamento ocidental, como a demonstração de afeto que não acontece em público, e o padrão de beleza que é outro.

No entanto, algo bem bacana da série, e que pode gerar uma certa estranheza é o fato dos efeitos especiais, pouco comum em produções como novelas. O cenário da história se divide entre a realidade e o virtual, então ao invés de mostrar os personagens jogando no computador, eles acabam “vivendo” dentro do jogo. 

Outro detalhe na produção é: as lutas. Dentro do universo do jogo há lutas contra os “boss” ou outros participantes e nós, mortais acostumados as cenas de ação hollywoodianas podemos criticar essas cenas como fantasiosas e exageradas, mas se você já está acostumado por exemplo com os animes isso não irá afetá-lo.

Qual a diferença entre o filme e a série?

Detalhes. É muito difícil, mas as adaptações foram fiéis, e por isso não há tanta diferença no roteiro.

Mas em uma visão pessoal, eu gosto de detalhes e quanto mais, melhor. Por isso, digo: prefiro a série. O filme tem seu encanto, afinal não posso comparar o fato de usar 103 minutos para contar uma história, contra 1.350 minutos para contar a mesma história!

Problemática

Ao ser exibido no ocidente, a série rendeu alguns comentários desagradáveis, com relação a postura de Xiao Nai, digo o nome do personagem, porque falar o nome dos atores que fizeram a interpretação, estaria errado, pois, não era ele, era o papel dele.

Os comentários criticavam a “poker face”, falta de expressão do personagem que muitas vezes parecem inalteradas diante da situação, dificultando a imaginação do que se passa na mente dele.

Outro comentário foi uma especulação sobre um fundo de relacionamento abusivo da parte de Xiao Nai para WeiWei, e para falar sobre isso, ressalto novamente o fato de que eles estão em outro país com costumes diferentes. Não quero dizer que está certo ou não, apenas que pode ser algo culturalmente aceito na China. Mas, o fato é que há uma proteção de Nai para com sua amada, e ele em nenhum momento a pressiona para fazer nada, por isso, trago essa questão cultural.

Nós somos contra qualquer tipo de abuso seja sexual ou  verbal de familiares, amigos, relações profissionais, pessoais ou de desconhecidos.

Sucesso

O reconhecimento da trama, fica entre 80% de responsabilidade para a série. Permaneceu entre os primeiros cinco lugares nas classificações televisivas, durante toda a exibição. Foi o tópico mais pesquisado e discutido online durante a transmissão, o que possibilitou uma recepção internacional, sendo disponibilizada fora da China, em países como; Malásia, Vietnã, Taiwan, Hong Kong, Japão, Coréia do Sul, Tailândia e Filipinas chegando até mesmo aos Estados Unidos, Canadá e América Latina ainda no período de lançamento.

Agora se me perguntarem qual assistir primeiro, eu pergunto: Qual a sua disposição? 

Assistir um filme depois da aula ou passar o final de semana fazendo uma maratona com pipoca, refrigerante jogada no sofá, sozinha ou com amigas para ver a série?

Independente da resposta, desejo uma boa sessão!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: