Absorvendo o Tabu – Eu menstruo

O que é tabu? O que torna os assuntos tabus? Para mim  tabu pode ser entendido por vergonha ou medo. O ser humano tem muita curiosidade, mas também tem muito medo. E, quando falamos em menstruação qual é o motivo de ser um tabu?

 

Gênero: Mulher é realmente o sexo frágil?

 

Detalhes Técnicos

Nome: Absorvendo o Tabu 

Título Original: Period. End of Sentence

Produção Independente

Direção: Rayka Zehtabchi

Lançamento: 2018

Duração: 26 minutos

Idioma: Hindi (original ou com descrição de áudio), Inglês, Alemão, Italiano ou Português

Legendas disponíveis: Hindi (com descrição de áudio), Inglês, Alemão, Italiano ou Português ou desligada.

Sinopse Netflix: Onde a menstruação faz com meninas abandonem a escola por vergonha, mulheres unem forças para mudar a história.

 

Nossa Sinopse Geral

Falar de menstruação na Índia é um tabu mesmo entre as mulheres. Uma sociedade com pouca liberdade para a mulher tem outro problema, falta de acesso a informação sobre menstruação. Mas, existem mulheres decididas a mudar a história. A sua própria história.

Recomendação
5/5

Crítica

Primeiro quero dizer que só porque é um documentário, não quer dizer  sempre será uma produção longa. Absorvendo o Tabu é um curta metragem em formato de documentário.

A produção se passa no Distrito de Hapur, na Índia. E, nossas personagens são mulheres de diferentes idades, mas com um único desejo: Conhecimento e Liberdade.

Um caso que me chamou a atenção foi de uma das meninas ter largado a escola por vergonha de menstruar todo o mês. Isso porque, os recursos e a informação eram limitados.

Uma das frases que me marcou foi do inventor, Arunachalam Muruganantham, o inventor que possibilitou a criação de um absorvente de baixo custo e fácil acesso ao grupo de mulheres. Ele disse: “Filha não fala com a mãe, esposa não fala com marido. Amigas não conversam entre si. Menstruação é o maior tabu do meu país”. 

Graças a ele, as mulheres conseguiram mudar. Mudar a sua visão. Mudar o seu jeito. Mudar de vida.

Tabu no Brasil

Podemos falar que o tabu é só lá,  aqui no Brasil é diferente. Errado!

Pode ser um nível menos brando, mas ainda é tabu. Principalmente em relação ao sexo oposto, como dizem aqui: “quando fala em menstruação, homem foge como demônio foge da cruz”. E, o que eu quero saber é por que?

Maísa Silva, a queridinha do SBT chocou o mundo ao fazer um vídeo sobre menstruação. Porque chocou o mundo? Qual foi o problema em menstruar? É um efeito natural de ser mulher. Não é como se ela nunca fosse menstruar ou conseguisse impedir.

O fato é que: MULHERES MENSTRUAM.

E, faz parte do direito humano, ter acesso a informações, principalmente relacionado à saúde. Saber sobre a menstruação traz a tona temas como gravidez e sexo. Acho que é esse o problema.

Não é a menstruação o tabu,mas sim  os assuntos que virão com ela.

OSCAR

A produção recebeu um Oscar na categoria de Melhor Documentário de Curta Metragem. A diretora Rayka Zehtabchi comemorou: “Não acredito que um filme sobre menstruação ganhou um Oscar”. O prêmio foi entregue a diretora junto das envolvidas na produção do documentário, o discurso feito foi feito para o público refletir sobre os impactos do machismo em um ciclo tão marcante.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: